Aglomerantes
1. Conceito
Na construção civil são utilizados produtos que possuem a finalidade de aglomerar ou fixar outros materiais, são denominados aglomerantes. Geralmente são encontrados para utilização na forma de pó, sendo chamados de pulverulentos que, quando na presença de água ou ar atmosférico, forma-se uma pasta capaz de endurecer devido à ocorrência de reações químicas ou por simples secagem.
São utilizados alguns termos para definir a mistura de um aglomerante com alguns materiais específicos. Podemos citar os mais conhecidos:
Pasta – mistura de aglomerante + água
Argamassa – mistura de aglomerante + agregado miúdo + água
Concreto – aglomerante +agregado graúdo + agregado miúdo + água
2. Classificação
Os aglomerantes são divididos em grupos de acordo com sua composição e seu processo de endurecimento, o esquema abaixo demonstra de forma simples a classificação dos aglomerantes.
Figura 1 - Classificação dos aglomerantes.
Fonte: Petrucci (1975)
Referente ao seu processo de endurecimento, os aglomerantes são classificados em:
Aglomerantes quimicamente inertes: Seu endurecimento ocorre devido à secagem natural do material.
Ex: A argila
Aglomerantes quimicamente ativos: Seu endurecimento se dá por meio de reações químicas.
Ex: Cal e Cimento.
Os aglomerantes quimicamente ativos são divididos em dois grupos:
Aglomerantes Aéreos: Conservam suas propriedades e para realizarem seu endurecimento necessitam apenas da presença de ar.
Ex: Gesso e Cal.
Aglomerantes Hidráulicos: são capazes de conservar suas propriedades na presença de ar ou água, mas seu endurecimento só é possível com o contato da água. Este fenômeno é chamado de hidratação.
Ex: Cimento
Em relação à composição, os aglomerantes são classificados em:
Aglomerantes Simples: São formados por um único produto com pequenas quantidades de outros componentes com a finalidade de melhorar as características do produto final.
Ex: Cimento Portland.