Agio e desagio na aquisição de investimento
UNIDADE - ÁGIO E DESÁGIO NA AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTO O ágio e o deságio são apurados em investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial e representam excesso ou deficiência do valor pago na aquisição das ações em relação a seu valor patrimonial. O ágio e o deságio deverão ser segregados contabilmente pôr ocasião da compra das ações e fundamentados economicamente, de maneira a possibilitar sua futura amortização. Essa segregação poderá ser feita com base no balanço patrimonial da sociedade investida levantado até 60 dias da data de aquisição do investimento pela sociedade investidora.
1. -------------------------------------------------
ÁGIO E SUA AMORTIZAÇÃO O ágio é classificado no grupo de contas de investimentos do balanço patrimonial e poderá Ter as seguintes justificativas: a. Ativos da sociedade investida com valor de mercado superior ao seu valor contábil. b. Expectativa de resultado positivo no futuro (contratos assinados e pendentes de entregas de bens ou serviços, etc.). – c. Fundamentação por Fundo de Comércio, Intangíveis e outras razões A Instrução CVM n. 247/96 determina os seguintes critérios de amortização do ágio: a . Amortização proporcional à realização do ativo na sociedade investida. b. Não deverá ser amortizado, devendo ser classificado no grupo investimentos. Anualmente, deverá ser efetuado teste de recuperação. c. Reconhecido de imediato como perda no resultado do exercício.
EXEMPLO 1 Holding S.A. adquiriu em 01.01.2006 60% das ações do capital social da Subsidiária S.A. pelo valor total de $160.000. O patrimônio líquido da Subsidiária S.A. teve a seguinte evolução nos exercício sociais de 2006 e de 2007. Saldo em 01.01.2006 | 140.000.00 | Prejuízo apurado em 2006 | (15.000.00) | Saldo em 31.12.2006 |