agentes quimicos no controle da placa bacteriana
A placa bacteriana tem sido considerada o principal fator etiológico da cárie dentária e das doenças periodontais. A prevenção ou tratamento destas patologias deve estar baseado no seu controle.
Agentes Químicos no Controle da Placa Supra gengival
Clorexidina
A Clorexidina é considerada um antisséptico de amplo espectro sobre as bactérias gram. positivas, gram. negativas, fungos e leveduras. Ela atua na formação da película adquirida leva à diminuição significativa da placa, pois há alterações na aderência microbiana, aumento da permeabilidade celular com rompimento da bactéria ou coagulação e precipitação dos constituintes citoplasmáticos.
Deve ser usada somente 30 segundos após a escovação, pois os íons livres, mono fosfato de sódio e detergentes dos dentifrícios diminuem sua retenção.
Fluoretos
Os fluoretos são amplamente usados na prevençãoda cárie dental. Atualmente o flúor dos dentifrícios é considerado a razão principal do declínio da cárie observada em todos os países.
Além de atuar como redutor do índice de cárie destaca-se sua ação antimicrobiana que esta relacionada ao acúmulo e metabolismo das bactérias e à presença do íon estanho na composição. O fluoreto estanhoso é conhecido como maior possuidor de propriedades anti-placa.
São encontrados no mercado sob a forma de gel, solução ou verniz.
Os vernizes com flúor são utilizados na prevenção de cárie, na redução do acúmulo de placa e na diminuição da hipersensibilidade dentinária. Os fluoretos são aceitos pela AD.A como efetivos no controle e redução das principais doenças bucais, mas não como redutor de placa bacteriana.
Óleos Essenciais
São compostos fenólicos que agem inespecificamente sobre bactérias, não havendo desequilíbrio nem proliferação de microrganismos oportunistas. O único agente nesta categoria é o Listerine.
São largamente utilizados como desinfetantes, antifúngicos e antissépticos, pois