Agenda
Agenda vem do Latim e significa "a fazer", "para agir", "o que fazer". Assim, se você tem de ir ao açougue comprar carne, você pode escrever na agenda "ir ao açougue", por exemplo. Imagine que você tem muitos afazeres e não dá para lembrar todos, mas você não se pode dar ao luxo de esquecer nenhum, por exemplo, em contexto profissional. Nos mídia, também se fala em "agenda setting". Mais do que dizer o que você deve pensar em relação a este ou aquele tema, a mídia indica a você os temas acerca dos qual você deve se preocupar, ou que eles querem, ou lhes interessa, que você se preocupe. Por exemplo, nas sociedades ocidentais, a conquista de igualdade de direitos por parte da mulher ainda mal se fez, já conseguiram pôr todo o mundo muitíssimo preocupado com a conquista dessa igualdade por parte da mulher islâmica. Se não fosse a mídia, você queria lá saber da condição da mulher islâmica! Nem com a condição de sua própria mulher você está grandemente preocupado!
Achei muito engraçado um termo usado no Brasil para agenda: Risque e rabisque. É isso mesmo o que costumo fazer. À medida que vou acabando os meus afazeres, risco e garatujo os próximos afazeres.
Agenda: o instrumento de produtividade mais útil e mais mal utilizado do século.
Autor: Sebastião Fabiano Pinto Marques Uma agenda serve basicamente para nos lembrar de compromissos que devem ser feitos em data, dia e horário específicos ou nos lembrar de projetos que devem ser iniciados no período. Caso contrário, perderemos o compromisso ou não concluiremos o projeto a tempo. Na agenda, por exemplo, devemos anotar as provas a serem feitas, as consultas médicas, o passeio com a esposa no teatro, a data da reunião de escola de nossos filhos e o lembrete para começar a planejar as próximas férias. Apesar de parecer algo óbvio, o mau uso da agenda é muito comum. Assim, ao invés dela