Agenda 21
Agenda 21 foi desenvolvida Sustentavelmente para melhorar a qualidade de vida pensando no futuro, adotando ações, econômicas e ambientais, utilizar os recursos que a natureza oferece de maneira consciente, reduzir os níveis da poluição ambiental nos países industrializados.
De acordo o Ministério do Meio Ambiente (2000, p. 11):
A Agenda não enfoca apenas situações voltadas à preservação e conservação da natureza. Considera questões estratégicas ligadas à geração de emprego e de renda; à diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; às mudanças nos padrões de produção e consumo; à construção de cidades sustentáveis; à adoção de novos modelos e instrumentos de gestão.
A partir das pesquisas feitas sobre o tema, foi possível trazer para o dia-a-dia algumas atividades que podemos colocar em pratica para contribuir de maneira importante para o objetivo da Agenda 21.
Adotar a ideia do consumo consciente.
Escolher produtos quer não prejudique o meio ambiente;
Evitar lâmpadas acesas sem necessidade;
Evitar o desperdício na hora de lavar a louça e escovar os dentes;
Separar o lixo seco do orgânico;
Tomar banho sem gasta muita agua;
Trocar o carro pela bicicleta;
Usar agua da chuva pra lavar a calçada e o carro;
Usar copos ou garrafas ao invés de copos descartáveis;
Utilizar frente e verso dos papeis para maior economia;
O Brasil esta passando por umas das maiores dificuldades com relação à água, essa dificuldade se dar por falta de chuvas e pelas poluições. A cada dia os reservatórios secam mais, e para isso muda pelo menos 30% cada cidadão deveria adotar a sua própria agenda 21, criando novas maneiras de utilizar a água só gastando o necessário.
O principio da Agenda 21 e “Pensar globalmente, agir localmente”, enumerando os objetivos a serem atingidos pelas sociedades para atingir a sustentabilidade. http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21