agenda 21
A agenda 21 pode existir em vários níveis: Mundial, federal, estadual, municipal e pessoal. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente coordou este processo através da Comissão de Politicas de desenvolvimento Sustentável e da agenda 21.
O processo se desenvolveu através de uma serie de consultas e foi divido em 6 temas centrais:
-Cidades sustentáveis;
-Agricultura sustentável;
-Infraestrutura e integração regional;
-Gestão dos recursos naturais;
Redução das desigualdades sociais;
-Ciência e tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Além de diversas iniciativas locais, também começas a surgir no País as Agendas Estaduais, que no caso brasileiro são uma necessidade tanto prática quanto institucional. Fiz uma lista com coisas sustentáveis, seguindo a famosa filosofia “Pense global e aja local”.
Ser um cidadão mais ativo, sustentabilidade também é cidadania. Coleta seletiva- separar o lixo mais adequadamente em casa, me informar sobre como é realizada a coleta seletiva da minha cidade e divulgar, resíduos sólidos- me informar sobre descarte de pilhas, baterias e afins da minha cidade, votar conscientemente e monitorar o governo daqueles que forem eleitos, dentro do possível.
Horta orgânica em casa- para manter uma horta, são necessárias algumas outras coisas. Reutilizar e reciclar materiais para a montagem de hortas em pequenos espaços ou suspensas. Fazer uma compoteira para depositar o lixo orgânico e utiliza-lo como adubo.
Educação Ambiental- agir localmente não significa apenas praticar ação sustentável sozinho, mais sim espalhar a ideia e conscientizar quem eu puder. Educar meus pais ambientalmente, correr atrás de colocar em pratica projetos de Educação Ambiental na cidade, criar um blog ambiental para difundir as ideias e a filosofia da sustentabilidade, diminuir o tempo no banho, instalar uma cisterna em casa para a captação de agua da chuva, aderir gradativamente ao consumo consciente e difundir a ideia, aderir gradativamente aos