Agenda 21
1 - O que é Agenda 21? A Agenda 21 é o documento que reúne um conjunto de recomendações buscando, um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI. As nações deveriam adotar na forma de plano de ação, em todas as áreas, promover seu desenvolvimento buscando a sua sustentabilidade ambiental, social e econômica. Compromisso, esse, que busca o desenvolvimento sustentável, de acordo com cada cultura, costume, peculiaridade e necessidade, com planejamento participativo e contínuo de diálogo entre vários setores sociedade. Serão utilizados projetos a curto, médio e longo prazo para o seu cumprimento, objetivando a promoção de uma consciência ambiental, um desenvolvimento sustentável com mudanças de padrões de consumo e dos processos sociais em geral, para melhores condições e encaminhamento de questões básicas da população. Em resumo, com a Agenda 21 foi criado um instrumento, aprovado internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento urbano de forma racional. A Agenda 21 busca a reinterpretação do conceito de progresso, promovendo a qualidade e não apenas a quantidade do crescimento.
2 - Como ela deve acontecer? Quem deve estar envolvido? Devem ser planejados a nível do País, Estado, Município e Regiões. Terá como foco principal o meio ambiente, de acordo com o formato institucional, oferecendo propostas que considerem as particularidades, ou seja, os aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais de cada local. Deve envolver todos os setores e seguimentos da sociedade, obrigando o comprometimento e a participação de todos, em todas as atividades.
3 - Qual o enfoque da mesma? Visa traduzir em ações o conceito e como alcançar o desenvolvimento da sociedade com sustentabilidade, onde deve existir uma preocupação sócio-econômica, implementando planos, programas e projetos que visem a sustentabilidade ligada ao aspecto dos recursos naturais, mantendo a qualidade ambiental, sem