Agenda 21
Metas e objetivos
ETEC Irmã Agostina
São Paulo, 01 de setembro de 2013
1. Introdução
Um dos maiores resultados da conferência sobre o meio ambiente que é conhecida como Eco-92 ou Rio-92 foi a Agenda 21, um plano de metas que associa o crescimento socio-economico das nações e a sustentabilidade.
Como o nome já sugere, há 21 metas principais, as quais serão relatadas a seguir.
2. Metas/Objetivos
2.1. Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
Combater a cultura do desperdício e consumismo através de mudanças nos padrões de consumo em todas as esferas sociais, desde a parcela mais rica da sociedade até a mais pobre. Pois mesmo em situação de pobreza a cultura do desperdício se manifesta de uma forma ou de outra.
2.2. Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas.
O comprometimento das empresas com a sustentabilidade inicia-se pelo cumprimento das exigências da legislação ambiental, passando por programas internos de conscientização e de adoção de normas voluntárias, os quais tendem a ser mais eficientes e, portanto, devem ser estimulados.
2.3. Retomada do planejamento estratégico, infra-estrutura e integração regional.
O papel da infra-estrutura na promoção do desenvolvimento sustentável é o de criar as pré-condições para o desenvolvimento econômico e prover bens e serviços essenciais à melhoria da qualidade de vida da população, viabilizando maior inclusão nos circuitos de produção, cidadania e consumo, para proporcionar acesso equânime às oportunidades no espaço nacional e internacional.
2.4. Energia renovável e a biomassa.
A energia é o fator essencial de promoção do desenvolvimento. É pela capacidade de gerar e consumir energia que se mede o nível de progresso técnico de uma civilização. Nos últimos duzentos anos, o desenvolvimento industrial teve como fonte de energia básica o carvão e o petróleo, altamente poluentes e não-renováveis e que são hoje os grandes responsáveis