Agenda 21
Alunos: Marcus Vinicius Sales Souza e Tarcisio Guimaraes Rios
Semestre: 1º Semestre
Data: 10/09/2012
AGENDA 21
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Em 1992, o Rio de Janeiro foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, promovida e patrocinada pela ONU – Organizações das Nações Unidas. Esse evento resultou na aprovação da Agenda 21, documento que consagra os mais elevados princípios de defesa do bem mais importante que o homem tem a seu dispor, que é a própria Terra. Nesse documento consta quatro seções e essas quatro seções são divididas por 40 capítulos. A primeira seção trata da dimensões sociais e econômicas e tem oito capítulos, a segunda seção trata da conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento e tem quatorze capítulos a terceira seção fala do fortalecimento do papel dos grupos principais e tem dez capítulos e por fim a quarta seção trata de meios de implementação e tem oito capítulos. A Agenda 21 reúne uma série de encontros e debates promovidos pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e suas relações com o desenvolvimento. O foco da Agenda 21 é a reflexão em torno de atos e gestos que estão sendo praticados pelo homem em relação à natureza, o que num futuro bem próximo fará com que nos privemos das riquezas naturais.
As questões abordadas em cada seção da Agenda 21 estão voltadas para os problemas prementes de hoje e têm o objetivo de preparar o mundo para os desafios deste novo século. A premissa básica do documento reflete um consenso mundial e o mais profundo comprometimento e compromisso político quanto ao desenvolvimento e à cooperação ambiental.
DISCUSSÕES
A agenda 21 foi um documento muito bem elaborado, focando uma temática que vêm sendo muito discutida atualmente. A agenda 21 é a maior aliada na luta a favor do desenvolvimento sustentável, procurando conciliar o avanço da economia mundial