Agencia Publicidde
Dessa forma, o presente tópico busca analisar esses conceitos que são considerados importantes para o crescimento econômico.
O turismo envolve uma série de fatores que propicia ao desenvolvimento da região.
Para as regiões economicamente deprimidas, considera-se que o turismo pode dinamizar localmente as potencialidades naturais e histórico-culturais, com a realidade dos problemas sugerindo, no entanto, uma intensa debilidade da totalidade dos vetores críticos para o desenvolvimento.
Indicadores de Turismo
Chegada de turistas europeus no Nordeste do Brasil
.
O Brasil ocupa o 52 º lugar (de 139 países em todo o mundo) no ranking global do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo (ICVT), edição de 2011, elaborado pelo World Economic Fórum. Esse resultado mostra que o País perdeu sete posições em relação a colocação de 2009. O objetivo do indicador é avaliar a capacidade do País de estimular o desenvolvimento da indústria do turismo através de um ambiente capaz de atrair novos investimentos para o setor. Os dez primeiros colocados são Suíça, Alemanha, Áustria, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Cingapura. No ranking regional (países das Américas), o Brasil é o quinto colocado, após Canadá, Estados Unidos, Barbados e Costa Rica.
Os desembarques de passageiros de vôos nacionais e internacionais nos aeroportos do Brasil (administrados pela INFRAERO) registraram, no primeiro semestre de 2011, 42.049 mil passageiros, apresentando incremento de 19,9% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Fluxo Turístico nas Capitais do Nordeste - 2002/11
Fluxo Turístico nos Estados do