afçjadhsf

1208 palavras 5 páginas
Introdução Esse trabalho aborda os assuntos na qual explica a descrição do perfil do solo, os elementos essenciais dos solos, solução do solo, tipos de erosão do solo, estrutura dos solos.

Descrição do perfil do solo Espessura: Regista-se a profundidade a que os limites superior e inferior de cada horizonte se encontram, contada a partir do topo do horizonte A.
Os limites das camadas dizem-se: Planos Ondulados (com concavidades ou convexidades mais largas do que altas) Irregulares (com convidades ou convexidades mais altas do que largas) Descontínuos Quando os limites entre horizontes não são planos, as profundidades que se indicam são profundidades médias e deve fazer-se referência à amplitude da sua variação – Ex: 12 (8-16) cm. Transição entre 2 horizontes descreve-se : Abrupta (zona de transição com espessura inferior a 2 cm) Nítida (zona de transição com espessura entre 2-6 cm) Gradual (zona de transição com espessura entre 6-12 cm) Difusa (zona de transição com espessura superior a 12 cm) Horizonte do solo Sob a ação de fenômenos biológicos, físicos e químicos, o solo começa a formarem-se, organizando-se em camadas sobrepostas, mais ou menos paralelas à superfície → horizontes. O conjunto de horizontes, num corte vertical que vai da superfície até o material semelhante ao que deu origem ao solo é o perfil de solo. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos não é uniforme ao longo do perfil: restos vegetais na superfície, translocação de certas substâncias sólidas sob ação da gravidade etc. O perfil de solo completo e bem desenvolvido apresenta cinco tipos de horizontes: O, A, E, B e C.

Estrutura dos solos Estrutura - característica física expressa pelo tamanho, forma e arranjo das partículas (individuais e compostas) e respectivos vazios - observações á escala microscópica e macroscópica (macroestrutura no campo)

Relacionados