afunda ou não afunda
( de água) em cima ara anular a força que as moléculas que estão sob elas fazem, acaba resultando uma força que as puxam para baixo e isso acontece com todas as moléculas que se encontram na extremidade. Em outras palavras, a tendência de todas as moléculas do líquido é se compactarem em direção ao centro de massa, pois existe sempre uma resultante em todas as moléculas que apontam para o centro, de forma que criem a superfície externa de menor área possível, uma vez que todo sistema mecânico tende a adotar o estado de menor energia potencial.
Afunda ou Não afunda? Uma questão química.
Curiosidades são observadas todos os dias, e muitas delas são explicadas a partir de conhecimentos químicos, o que quase sempre é desprezível para as pessoas. O mundo da química é bem mais que complicações, cálculos e fórmulas, é u mundo fantástico onde se explica minimamente (quando possível) as causas e razões do que , e do porque acontecem.
Um exemplo que iremos abordar é: como é possível um inseto “caminhar” sobre a água sem afundar?’ Porque certos objetos flutuam sobre a água? Talvez você já tenha se perguntado sobre isso.
A explicação talvez não seja a mais compreensível, mas pode ter certeza que é curiosa, atraente. A química é o “mundo dos porquês” de se descobrir, imaginar.
E quando sabemos cientificamente o porquê que aquilo acontece, ficamos mais instigados em saber cada vez mais.
O responsável por estes fenômenos são as fantásticas, incríveis e fortes
LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO. Essa força intermolecular é capaz de explicar alguns fenômenos da natureza como: o fato de o gelo flutuar sobre a água, a ionização dos ácidos e a nossa tão