Afro descendentes
Serviço Social
Marcela Cristina Barreto
A Identificação, e a identificação do negro no Brasil
Afrô - Descendentes
Itabira
2013
Marcela Cristina Barreto
A Identificação, e a identificação do negro no Brasil
Afrô - Descendentes
Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social I Antropologia Formação social, política e econômica do Brasil
Prof.
Francielle Toscan Bogado , Patrícia Martins castelo Branco, Giane Abiazzetti, Gleiton Luiz de Lima
Tutor:
Valdete Vieira da Rocha
Itabira
2013
Introdução:
O Estado brasileiro, escravista durante mais de trezentos anos, reestruturado por conceitos republicanos excludentes, impôs e estimulou, ao longo da história, conceitos de nacionalidade que determinaram um discurso cultural distante da realidade multicultural do país.
Nestes relatos poderemos enxergar o retrato do Brasil, a triste historia que herdamos das gerações passadas, mais também poderemos ver lutas e conquistas por descendentes Afrô.
Desenvolvimento:
A identidade de um povo, num Estado nacional, pode se transformar, lentamente, seguindo as modificações históricas ou de forma mais veloz, sobretudo em períodos de guerra ou de grandes transformações locais ou mundiais. Muitas vezes tais mudanças são geradas durante certo tempo e, a partir de algum movimento, tornam-se visíveis.
Assim sendo, para entender o presente, é preciso compreender o que a história significa no passado e para o futuro e, ainda, a diferença entre a história, os pontos de vista históricos e as interpretações da história.
O Estado brasileiro, escravista durante mais de trezentos anos, reestruturado por conceitos republicanos excludentes, impôs e estimulou, ao longo da história,