africanidade
A expressão africanidades brasileiras refere--se às raízes da cultura brasileira que têm origem africana. Dizendo de outra forma, queremos nos reportar ao modo de ser, de viver, de organizar suas lutas, próprio dos negros brasileiros e, de outro lado, às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia.
Possivelmente, alguns pensem: Realmente, é verdade o que vem de ser dito, pois todos nós comemos feijoada, cantamos e dançamos samba e alguns frequentam academia de capoeira. E isto, sem dúvidas, é influência africana. De fato o é, mas há que completar o pensamento, vislumbrando os múltiplos significados que impregnam cada uma destas manifestações. Feijoada, samba, capoeira resultaram de criações dos africanos que vieram escravizados para o Brasil e de seus descendentes e representam formas encontradas para sobreviver, para expressar um jeito de construir a vida, de senti-la, de vivê-la.
Racismo
Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.
Os Cinco Sentidos
A Audição
É o sentido responsável por nos fazer ouvir os sons ao nosso redor. O órgão responsável por esse sentido são as orelhas.
Olfato
É o sentido responsável pela percepção de odores. O nariz, equipado com nervos olfativos, é o principal órgão do olfato.
Paladar
É por meio do paladar que o homem, assim como os demais animais, percebe o sabor, o gosto dos alimentos. O órgão responsável pelo paladar é a língua.
Tato
É o sentido responsável por nos fazer sentir as coisas a