Africana Daphne
Por meio de pesquisas e estatísticas referentes a 2007 a população da África totaliza cerca de 970 milhões de pessoas. A partir disso as nações com maiores contingentes populacionais são, respectivamente, a Nigéria com 135,03 milhões de habitantes, Egito com 80,26 milhões, Etiópia 76,51 milhões, República Democrática do Congo 64,60 milhões e África do Sul com 43,99 milhões de habitantes.
Apesar desse elevado número de habitantes a concentração populacional não ocorre de forma homogênea no continente e nos países, as maiores aglomerações estão estabelecidas em áreas de solos férteis que são favoráveis ao cultivo de várias culturas, geralmente esses lugares se encontram no Vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Niger, além da região litorânea, no qual ocorre uma grande incidência de chuvas com altos índices pluviométricos durante grande parte do ano, nesse sentido destacam-se o Magheb, costa mediterrânea da Tunísia, Argélia e Marrocos localizados ao norte da África.
As regiões mais desabitadas do continente africano estão situadas em áreas desérticas do Hemisfério Norte, no qual se encontram o Deserto do Saara e no Hemisfério Sul onde estão estabelecidos os desertos da Namíbia e do Callari e as florestais da África Equatorial ou floresta do Congo.
Embora a África tenha uma grande população e o processo de urbanização tenha alcançado altos níveis, os núcleos urbanos presentes em grande parte dos países são compostas por pequenas cidades, dessa forma são restritas as cidades com porte de metrópole.
Nesse sentido as cidades habitadas por africanos que se destacam em relação ao número de habitantes e em tamanho estão respectivamente o Cairo (Egito), Alexandria, Lagos (Nigéria), Casablanca (Marrocos), Kinshasa (Congo), Argel (Argélia), Cidade do Cabo e Johannesburgo (África do Sul).
Pirâmide Etária: Distribuição de Idade
0-14 anos: 28,5% (homens 6.998.726/mulheres 6.959.542)
15-64 anos: 65,8% (homens 16.287.314/mulheres