Africa
Aspectos físicos
Características:
Ao norte, é banhado pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental.
O território africano é um planalto vasto e ondulado, desfigurado por grandes bacias. Com exceção do monte dos atlas e da costa norte.
A altitude do continente aumenta de noroeste para sudeste.
Ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euroasiática.
O planalto setentrional o Saara, se estende por mais de um quarto do território africano.
As montanhas orientais, que constituem a parte mais alta do continente, se prolongam desde o mar Vermelho até o rio Zambeze.
Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão, o maior do mundo em extensão. Existem também o Rio Níger, Rio Congo ou Rio Zaire, Rio Zambeze, Rio Limpopo, Rio Orange e outros.
A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez.
Aspectos socioeconômicos
Nas ultimas décadas muitos países africanos registraram crescimento do PIB e receberam muitos investimentos, porém o continente ainda é o que enfrenta os mais sérios problemas socioeconômicos. O PIB total da África corresponde a apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações do comércio internacional. Aproximadamente um terço da população africana vive co menos de 1 dólar, ou seja, o valor abaixo da linha da pobreza definida pelo Banco Mundial. Algumas nações apresentam os mais baixos índices de Desenvolvimento Humano. A continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias, a falta de assistência médica, as péssimas condições de saneamento básico e, consequentemente, o agravamento da miséria são problemas constantes no território.