Africa
JULIA
CARLA
GABI
PHELIPI
LARI
INTRODUÇÃO:
Com aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do mundo. Essa é a região mais pobre do planeta, abrigando os países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O continente africano é muito conhecido pelos problemas socioeconômicos, conflitos étnicos, subnutrição, doenças (a maioria dos portadores do vírus HIV reside na África), entre outros aspectos negativos, entretanto, pouco se comenta da riqueza de seu solo.
A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.
O país é um dos maiores produtores de metais preciosos como ouro e platina e também de bases de metal e de carvão. É o quarto maior produtor de diamantes.
Além da importância do Continente Africano para obtenção de matérias-primas minerais e energéticas vitais para as economias dos países desenvolvidos, deve-se ressaltar o seu valor geopolítico: a rota marítima do Cabo, usada pelos grandes petroleiros; o acesso ao Oceano Índico e o controle do Mar Vermelho e sua ligação com o Mediterrâneo. Na África, ocorre uma convergência entre os interesses econômicos e as razões geopolíticas.(ainda assim ligadas aos minerais e á exportação)
OS METAIS E RECURSOS NA AFRICA:
Mas a exploração de seus recursos naturais é a maior fonte de riqueza do continente. Sua exploração começou no século XIX, principalmente com empresas norte-americanas e européias. Tais empresas empregam mão-de-obra nativa, investem em modernos e caros equipamentos e exploram os recursos minerais de quase todos os países principalmente pelo fato de suas matérias-primas serem de elevado valor industrial no mundo todo.
PRIMEIRO FALAREMOS QUAIS SÃO (CADA UM) E O LOCAL E A