africa antes dos europeus
''Civilizações Africanas'' parece uma terminologia pouco usual devido às várias fases de opressão que levaram a rotular África e africanos como inexpressivos no mundo, em outras palavras, não civilizados.
''Africanos viviam como primitivos, em grutas e cavernas, e só mudou o quadro com a chegada dos europeus''.
Foram estes alguns dos bárbaros conceitos que, infelizmente, resumiam a história de× África antes da introdução dos navegadores europeus. Pesa o facto de sermos um povo cuja história se apoia muito às fontes históricas, tornando-se difícil o conhecimento da realidade histórico-social dos nossos antepassados.
Aprendemos sobre nós em livros escritos por historiadores estrangeiros, também motivados pela supremacia racial que por muitos anos acreditamos ser verdade. Hoje o quadro evidentemente é diferente, mas a ignorância continua a prevalecer também pela falta de interesse, meios de pesquisa, e pelo facto de serem escassos os registos materiais da época.
Nesta edição viemos, com este tema, quebrar esses ''dogmas'' criados propositadamente, para desmerecer o grande valor que reside em nossas terras, nossa gente, nossas culturas.
A África descoberta por europeus
Esta expressão filosoficamente falando poderia levantar vários pontos de vista, mas é crucial situarmo-nos no mapa não apenas depois da chegada dos navegadores à nossa costa, porque já antes dos europeus, existiam povos, reinos, que habitavam o nosso continente. Razão para repensarmos que talvez não tenhamos sido ''descobertos'' como se de propriedade privada nos tratássemos depois do efeito, mas os europeus descobriram que× África existia, e por isso, o nosso passado antes da chegada dos europeus não deve ser apagado como se fosse insignificante.
''África não