afri-asiatica
Independências afro-asiáticas
Durante o século XIX, as grandes potências desse período adotaram um sistema neocolonialista e dominaram grande parte da Ásia, África e Oceania. Noentanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial teve início um processo de descolonização e independências. Fatores que contribuíram esse processo: Movimentos emancipacionistas e nacionalistas, crise econômicaeuropéia, consciência anticolonialista e anti-imperialista, Guerra Fria e criação da ONU.
Em 1955, vinte e nove países recém-independentes reuniram-se na Conferência de Bandung, capital daIndonésia, estabelecendo seu apoio à luta contra o colonialismo. A Conferência de Bandung estimulou as lutas por independência na África e Ásia.
A descolonização afro-asiática ocorreu de duas maneiras:a pacífica e a violenta.
No caso da via pacífica, a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão da autonomia político-administrativa, mantendo-se o controleeconômico do novo país, criando, dessa forma, um novo tipo de dependência.
As independências que ocorreram pela via da violência resultaram da intransigência das metrópoles em conceder a autonomia àscolônias.
Durante muito tempo, a soberania política foi uma meta inatingível para muitos dos povos localizados na África e na Ásia. Da segunda metade do século XIX até a década de 1950, vários povos estiveram subjugados aos ditames políticos das ricas nações capitalistas. Com o passar do tempo, a expansão desse modelo econômico e a concorrência comercial viriam a colocar as chamadas nações imperialistas em guerra por cada precioso palmo dessas regiões durante as duas conhecidas guerras mundiais.
Após a Segunda Guerra Mundial, chega ao fim o período em que as principais potências econômicas do mundo buscavam assegurar seus interesses econômicos por meio da exploração de regiões africanas e asiáticas. Em linhas gerais, o enfraquecimento das nações européias, agentes principais no processo de