Afos
Bolsa de valores é a companhia que administra mercados organizados por títulos, valores imobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação. A bolsa oferece produtos e serviços como negociação de ações, títulos de renda fixa, ativos financeiros, índices, taxas, mercadorias, moedas e outros emissores de valores imobiliários.
Neste onde são negociados títulos (ações de capital aberto) emitidos por empresas que sejam de públicas, privadas ou mistas.
Esses títulos representam uma pequena parcela da companhia, sendo assim, a compra resulta da tanto nas participações do lucro quanto na perda para o acionista. Atualmente no Brasil a bolsa é organizada sob a forma de sociedade por ações S/A, reguladas pela comissão de valores imobiliários (CVM), onde grande vantagem da bolsa é a transparência que o acionista com o mercado.
Bolsa de valores é um ótimo ambiente para grandes empresas levantarem capital e expandir suas atividade, fazerem novos investimentos, desenvolver novos produtos entre outras atividade. A grande vantagem é que todo este investimento valoriza a economia brasileira, geram novos empregos, além de recursos, como por exemplo a Petrobrás.
Como funciona:
As negociações são cursadas por um sistema eletrônico que possibilita a seus clientes a realização de operações destinadas e compra e venda de ações. tranferências de riscos de mercado, arbitragem de preços entre mercados ou ativos, diversificação e alocação de investimentos que variam de posições.
A empresa (S/A) que está captando recursos para seus projetos ou deseja fazer algum investimento, abri seu capital colocando ações no mercado ou apenas um lote. Para conseguir acionistas a empresa mostra todos seus projetos que irá investir.
Com seus títulos de compra e venda já disponível no mercado, cabe ao acionista analisar a empresa, projetos e investimentos entre outros fatores e optar pela compra da ação.
Pela lógica