Afo ii
O estudo da projeção dos fluxos de caixa é de grande importância para as finanças empresariais. Através dele é avaliada a demanda dos produtos, os estoques de insumos necessários, é prevista a mão-de-obra a ser utilizada, e até mesmo o dimensionamento das fábricas.
Orçamento de Capital é a previsão de gastos e receitas envolvendo projetos de capital (investimentos em ativos imobilizados), cujos fluxos de caixa esperados se darão em um prazo superior a um ano.
Os planos de longo prazo normalmente estão sob a responsabilidade de níveis hierárquicos superiores, pois envolvem decisões cujo impacto sobre as atividades empresariais prolonga-se por vários exercícios sociais. Além disso, depois de viabilizado o projeto, dificilmente a empresa pode modificar essa decisão o decorrer de sua implantação, pois os gastos fixos são muito elevados, e uma vez incorridos, só poderão ser recuperados através da utilização do ativo.
A finalidade desse planejamento,é estabelecer diretrizes através das quais os objetivos financeiros possam ser atingidos. Esse planejamento compreende as seguintes etapas:
Posição dos objetivos financeiros a serem alcançados; Análise de viabilidade dos projetos em relação à situação atual; Medidas a serem adotadas para implementação do projeto.
Como se pode observar, o mau dimensionamento das projeções das necessidades de investimentos em bens de capital, pode originar sérios problemas. Se a empresa somente implementa seus projetos de investimento de capital quando atinge o limite de sua capacidade produtiva, corre o risco de perder parte do mercado para empresas concorrentes.
Nos casos em que a empresa retarda seus investimentos, pode ocorrer também a obsolescência ou desgaste dos equipamentos produtivos, trazendo como conseqüência, perda da qualidade e competitividade.
Por outro lado, se o investimento for em um montante superior as reais necessidades, em função das projeções de vendas