afluentes e despejos de resíduos
1) Rio Claro foi fundado em 10 de junho de 1827 e, em 1845, tornou-se município. Tem como padroeiro São João Batista e comemora seu aniversário no dia 24 de junho. Possui uma área de 499,9 km2, localizada a leste do Estado de São Paulo. A cidade está distante da capital 157 km em linha reta e 173 km através das rodovias Bandeirantes, Anhangüera e Washington Luiz.
Situada na região de Campinas (segundo pólo industrial do Estado), faz parte de uma microrregião bastante desenvolvida e em constante expansão econômica. Rio Claro encontra-se a 240 km do porto de Santos, a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 200 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana da capital.
A sede do município está a uma altitude de 613 m (marco zero do IBGE). O clima caracteriza-se por estiagens de inverno (junho a setembro) e chuvas de verão (dezembro a março).
O relevo é predominantemente plano e a vegetação natural é composta por cerrado, porém restrita a algumas áreas de proteção ambiental (APA).
Próximo à área urbana encontra-se o Horto Florestal, com uma área de 2.314,80 ha, composto por vegetação nativa e áreas reflorestadas com eucalipto.
O município está inserido na Bacia do Rio Corumbataí, que deságua no Rio Piracicaba, o qual estará integrado na construção da Hidrovia Tietê-Paraná, que virá a favorecer a cidade nos relacionamentos com o Mercosul.
A área rural de Rio Claro está voltada economicamente para o cultivo e colheita da cana-de-açúcar, cítricos e pastagens. A sede do município conta com serviços públicos de ordem municipal, estadual e federal.
Quanto à educação, Rio Claro possui escolas e centros de educação infantis mantidos pela Prefeitura, escolas estaduais e particulares, escolas profissionalizantes e unidades do SESI. No que se refere ao saneamento básico, 100% das residências possui água encanada e 99% conta com rede de esgoto.
A coleta de lixo atende a 95,3%