afiação
É o ângulo formado entre a superfície de folga e o plano de corte medido no plano de medida da cunha cortante, influencia na diminuição do atrito entre a peça e a superfície principal de folga.
Ângulo de cunha β
Formado pelas superfícies de folga e de saída; é medido no plano de medida da cunha cortante.
Ângulo de saída
Formado pela superfície de saída da ferramenta e pelo plano de referência medido no plano de medida, é determinado em função do material. Melhora a formação do cavaco, melhora a superfície gerada na peça, reduz a força de corte (trabalho de dobramento do cavaco), facilita o escoamento do cavaco sobre a face.
Ângulo de quina (Ponta) ε
É formado pela projeção das arestas lateral e principal de corte sobre o plano de referência e medido no plano de referência, é determinado conforme o avanço.
Ângulo de Direção (Posição)
Formado pela projeção da aresta principal de corte sobre o plano de referência e pela direção do avanço medido no plano de referência. Direciona a saída do cavaco e influencia na força de corte. A função do ângulo é controlar o choque de entrada da ferramenta.
Ângulo de inclinação
É o ângulo formado entre a aresta principal de corte e sua projeção sobre o plano de referência medido no plano de corte. Tem por finalidade controlar a direção do escoamento do cavaco e o consumo de potência, além de proteger a ponta da ferramenta e aumentar seu tempo de vida útil.
Raio de quina (Ponta) rεÂngulo da ponta da ferramenta. Influencia no acabamento do material