affffff
Prof. MSc. Darcy Pedro Thomaz
Objetivos da aprendizagem
Entender a importância da política monetária como o instrumento maior que o governo possui como ferramenta de desempenho na economia.
Entender o funcionamento da política monetária como instrumento para financiar o déficit público, condição muito própria do Brasil.
Estudar a taxas de juros, explicando como elas influenciam na economia.
Estudar os instrumentos usados pelo Banco central do Brasil para conduzir a política monetária.
Plano de Estudo
A seguir apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade:
Evolução histórica e características da moeda
Definição de moeda, suas funções e tipos de moeda
Oferta e demanda de moeda
Taxas de juros e o papel das taxas de juros
O sistema financeiro
Moeda e políticas de expansão monetária
Criação e destruição de meios de pagamento e seus efeitos sobre a economia
O Banco Central e o papel na economia
1. INTRODUÇÃO Bem-vindos à unidade o dinheiro e os bancos. Neste segmento do curso, você estudará os conceitos básicos de moeda e seu importante papel na economia. 1.1. A Moeda
A moeda é a grande força motriz em qual sistema econômico, e no agronegócio não é diferente. A moeda é um instrumento ou objeto aceito como meio de pagamento, em todas as transações econômicas. Essa aceitação é de curso forçado, isso significa ser garantida por lei (fiduciária). A moeda como hoje conhecemos é resultado de longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se simplesmente a troca de mercadoria por mercadoria, sem a equivalência de valor. Portanto sem a existência da moeda, as trocas dos bens e serviços ocorriam através do escambo, ou seja, trocas diretas de bens e serviços por outros bens e serviços, com todas as características e dificuldades, pois cada pessoa tem desejos de compra e quantidades de produtos diferentes, além dos bens e serviços nem sempre serem divisíveis.
Essa