Afetividade
AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR E COGNITIVO.
LORENÇATO, Lílian Paula Martins 1 AYRES da SILVA, Jayme 2 RESUMO
O primeiro dia de aula para a criança que está indo à escola pela primeira vez é marcado por ansiedades e insegurança tanto para elas como para seus pais e professores. As aulas iniciam-se com um período de adaptação, que é muito importante, pois é o momento que a escola pode criar vínculos com a criança ou não. As reações podem variar em relação às manifestações emocionais apresentando sentimentos de tristeza e insegurança, pois para as crianças, afastar-se do conhecido, do lar, da família e enfrentar o desconhecido e iniciar um vínculo com o novo envolve um grande desafio. Este artigo visa repensar as questões que envolvem a importância da afetividade no processo de adaptação escolar e no desenvolvimento cognitivo da criança. Palavras-chave: Adaptação escolar. Desenvolvimento cognitivo. Afetividade.
Manifestações emocionais. Vínculos.
1 INTRODUÇÃO
A adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas com o intuito de ampliar o seu mundo social e construir o seu saber. Vygotsky (1994) destaca a importância das interações sociais e traz a idéia da mediação e da internalização como aspectos fundamentais para a aprendizagem. Ele defende a idéia que a construção do conhecimento ocorre a partir do processo de interação entre as pessoas. Portanto a criança se desenvolve através da interação social com as pessoas que a cercam.
1
Pedagoga graduada pela Universidade Castelo Branco. Pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Instituto RHEMA Educacional de Arapongas – Estado do Paraná pela UCP/Faculdades Centro do Paraná. 2 Professor orientador, Biólogo graduado pela Universidade Estadual do Paraná, Especialista em Ecologia pela UNICENTRO-PR; Especialista em Metodologia Científica pela UNOESTE-SP, Especialista em Ciências Biológicas pelo CRBio-RS.,