Afetividade
- Habitantes: População 190.732.694 milhões (Censo 2010)
-Estimativa de Vida: O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil.
A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre muitos, o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo, entre outros.De acordo com o IBGE, a média de vida de um cidadão brasileiro é de 72,7 anos. Expectativa ou esperança de vida corresponde à quantidade de anos em média que uma determinada população vive. Esse item é um importante indicador social que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um determinado lugar.Apesar do aumento nos índices desse indicador social, o país ainda se encontra abaixo da realidade de muitos países desenvolvidos. O percentual médio do Brasil no quesito esperança de vida não reflete totalmente a realidade, muitas particularidades regionais são camufladas. Desse modo, temos diversos percentuais de expectativa de vida que oscilam de acordo com cada estado. A seguir, a expectativa de vida da população dos estados brasileiros.
Qualidade de Vida: Antigamente, o homem satisfazia apenas com a sobrevivência. Atualmente, o homem passou a aspirar algum conforto pessoal, além naturalmente, da preocupação com a própria sobrevivência, da família e da comunidade, diante de um mundo que poderia oferecer muita comodidade com o consumo de produtos de toda natureza. Subentendia que tudo isto iria satisfazer o bem querer de si e o afeto dos que lhes eram caros. Nos dias de hoje o excessivo crescimento tecnológico criou um meio ambiente, no qual a vida se tornou física e mentalmente comprometida; ar poluído, ruídos estressantes, congestionamento de trânsito, e outros fatores, físico e psicológico