afetividade
A Psicopedagogia, enquanto área de reflexão e ação sobre o trabalho pedagógico com foco nos fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem, sem arriscar uma conceituação, tem como objetivo básico contribuir para que o sujeito, a escola ou a sociedade seja afiançada dentro de seus processos de aprendizagem. Sendo assim, busca primeiro fazer uma observação e uma análise do sintoma no âmbito mais global.
Com um enfoque mais preventivo de atuação, a Psicopedagogia Institucional trabalha no sentido de cuidar com que os problemas de aprendizagem sejam prevenidos, ou seja, antes que aconteçam, ocorra uma ação psicopedagógica, embora o ponto de partida seja a queixa.
Na UEB Girassol, como escola que atende a crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos, pré-escolar (Educação Infantil I e II), este trabalho fez-se necessário.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Unidade de Educação Básica Girassol funciona com três salas de aula, abrangendo o atendimento à creche e à pré-escola, contando com três profissionais para as atividades-meio e seis professoras, dentre as quais, uma única não é graduada em Pedagogia, licenciatura. Sua infraestrutura física ou infraestrutura é de pequeno porte, contando com o apoio de uma supervisora escolar que atende ao polo, composto de 5 escolas.
É situada na Avenida Principal, nº 16, Bairro Parque Nova Vida, CEP: 65130-000, município Paço do Lumiar-MA; inscrita sob o número CNPJ: 13.076.952/0001-30.
2.2. REGISTRO DA QUEIXA
A escola contou com uma sala de aula que tem como professora V., que segundo a mesma, os alunos já estavam desmotivados pelo fato de a energia elétrica da escola ter sido cortada. Assim, a queixa chegou da seguinte maneira: “A escola, desde início de agosto que está sem luz. Não sabemos nem como trabalhar com estes alunos assim, as atividades programadas ficam sem ser