afetividade
No dia 10 de outubro de 2013, fizemos a primeira visita ao asilo que iremos realizar o trabalho. Foi o nosso primeiro contato pessoalmente e fomos muito bem recebidas. O coordenador foi bastante receptivo e gostou muito do nosso projeto. Apresentamos a ele os objetivos do trabalho e ele mostrou bastante interesse pelo mesmo. Ele nos contou que o Asilo Lar da Esperança foi fundado em 1982 e tem a capacidade para 32 idosos, só que no momento vivem no asilo apenas 30 idosos e que a maioria são homens. No asilo possui 15 quartos, sendo 13 com 2 camas e 2 com 3 camas, uma cozinha com refeitório, uma área, uma lavanderia, uma sala de diretoria, um banheiro para funcionários, quatro banheiros sendo dois femininos e dois masculinos. Nos quartos ficam de 2 a 3 idosos. Por fim, marcamos nossa visita para a realização do trabalho no dia 19 de outubro de 2013, onde vamos entrevistar os idosos sobre questões relacionadas ao tema dos laços que se rompem dentro do asilo e os laços que se criam no mesmo. Nesse mesmo dia durante a realização do trabalho iremos oferecer ao idosos um lanche como uma confraternização.
No dia 19 de outubro, como o combinado realizamos a visita. Entrevistamos vários idosos e nos surpreendemos com cada história de vida que possui ali. Apesar de ser um lugar bem humilde, possui uma alegria imensa. Assim que chegamos já oferecemos os lanches que trouxemos pois já estava na hora do lanche dos idosos. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, e ajudamos a servir os idosos. Apesar de ser um pequeno gesto, podemos ver que ajudar é muito gratificante, ver o sorriso deles é algo surpreendente.
Achei interessante as camas, pois ela são identificadas com o nome de cada um. Fiquei muito surpresa com um dos entrevistados, o nome dele é Manoel Messias tem 73 anos, lúcido e com uma alegria de viver. Ele conta que está lá porque ele quer, pois é muito zelado. Que um dia sua filha deu a ideia dele ir para o asilo, pois ele