Afetividade na sala de aula
Janaina Ribeiro
1 - INTRODUÇÃO “Dar carinho é só o começo. Você mostra que se importa com os alunos quando ouve o que eles sentem e valoriza as suas capacidades e os gostos de cada um. Assim, ajuda a formar pessoas mais felizes e cidadãos responsáveis.”
Na sociedade atual as mudanças têm chegado à mídia de forma cada vez mais acelerada, por causa do avanço tecnológico. A tecnologia avança em todas as áreas do conhecimento em que oi ser humano passa a ser o “centro de todas as suas necessidades básicas como: alimentação, saúde, lazer, educação, etc.” Percebe-se que o humanismo é essencial a todo processo educacional que vise definitivamente a melhoria da sociedade, da humanidade.
É necessário estar observando o que mais afeta o desenvolvimento global de uma criança, porque os pais e educadores precisam saber diferenciar o que é modismo e o que é essência na educação, procurando ter cuidado nas substituições relativas às vivências.
Hoje em dia é assim: eu preciso, eu quero, eu vou. Cada vez mais a sociedade estimula crianças e sociedades e adolescente a terem atitudes individualistas, que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo. As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições