Afetividade Como Instrumento Para Constru O Da Rela O Professor Aluno
CAPÍTULO I – INTRODUZINDO O CAMINHO DA PESQUISA.
Ninguém sabe quando nasce, como será seu futuro, entretanto, durante seu crescimento físico, psicológico e social, começa a ter contatos com pessoas e situações diferentes proporcionando desta forma, a construção e identificação do indivíduo em sua personalidade e escolha profissional.
Na atual sociedade o professor tem um papel afetivo muito significativo na vida dos educandos. Sem a afetividade não há uma dinâmica escolar eficaz que garanta aos alunos uma oportunidade de crescimento e aprendizagem integral.
As relações entre professor e aluno, manifestam inquietações que mostraram que a relação intrínseca é um fator imprescindível para o desempenho escolar e pessoal dos alunos.
Pode-se constatar que os alunos que tem uma boa relação educador/ educando tem também outras dimensões quando pautadas no respeito, carinho e principalmente quando humanizadas.
A pesquisa está fundamentada de acordo com os conceitos de Goleman, Piaget, Morim e Içami Tiba dentre outros autores renomados para fundamentar uma pesquisa voltada para a relação afetiva entre professor e aluno como fator fundamental para a construção da auto-estima do aluno.
1.1 - Justificativa
A realidade atualmente tem mostrado que a escola tem realizado um papel que vai além da educação. Atualmente a educação e a psicologia têm dado uma qualitativa atenção aos estudos da afetividade na dinâmica entre professor/aluno. Neste texto pretende-se demonstrar que a afetividade tem participação tanto no processo de construção do conhecimento como na sua formação moral e de personalidade, pretendendo discutir de que forma a relação afetiva entre professor e aluno pode ajudar os educandos a desenvolverem fatores positivos que estariam contribuindo para sua auto-estima.
A relevância do tema está em levantar uma questão que parece ser essencial, tendo em vista que nos dias de hoje a