Aferição de Vidrarias
A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório com finalidades específicas, esses equipamentos são conhecidos como as vidrarias de laboratórios, essas são subdivididas em duas classes, volumétricas e gerais.
São classificadas como volumétricas todas as vidrarias que possibilitam a medição precisa de reagentes geralmente no estado líquido, já às gerais são usadas para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações. Essas vidrarias não são indicadas para medição, porém apresentam escala graduada para que o técnico possa ter uma noção de quantidade.
OBJETIVOS
A aula de laboratório sobre aferição de vidrarias teve como objetivo mostrar os principais equipamentos utilizados em analises químicas, saber identificá-los e usar a técnica correta para o manuseio; por meio de experiências para saber a precisão e a exatidão dos materiais.
MATERIAIS
Para esse experimento foi utilizado os seguintes equipamentos e materiais:
Balão volumétrico;
Tubo de Ensaio;
Pisseta;
Balança semi-analítica;
Termômetro;
Água destilada (H2O).
PROCEDIMENTO
Primeiro foi colocado no Tubo de Ensaio uma quantidade significativa de água para ser medida a sua temperatura com o termômetro.
Depois de encontrada a temperatura da água, que foi igual a 20ºC, analisamos a tabela para ver qual seria sua densidade de acordo com essa temperatura, e encontramos o valor de 0,9982 g/cm3.
Em seguida foi medida a massa do Balão Volumétrico vazio (tampado) na balança. → mbv
Com o auxilio da Pisseta, foi colocado no Balão Volumétrico exatamente 50 ml de água destilada (H2O) até a sua marca (conforme o desenho abaixo).
Novamente, o Balão Volumétrico já com a água e tampado, foi levado até a balança para ser medida a sua massa em gramas. → mbc
Após tiradas todas as medidas foram feitos os seguintes cálculos:
Depois de finalizado, toda a água