Aferição de materiais
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS- CAMPUS MANAUS - CENTRO
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA II
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: AFERIÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
Manaus –AM
2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: AFERIÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
Manaus – AM
2013
1- INTRODUÇÃO
Aferição ou calibração é o conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.
A frequência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a frequência de utilização do mesmo.
2- OBJETIVO
Calibrar os aparelhos volumétricos antes de serem utilizados, a fim de verificar se os volumes neles indicados correspondem aos volumes reais ou se necessitam de uma correção.
3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material utilizado
Balão volumétrico
Pipeta
Proveta
Buretas
Balança analítica
Becker
Papel absorvente
Água destilada
Álcool 96
4- PROCEDIMENTO
Procedimento de calibração do balão volumétrico
Enxaguou-se o balão volumétrico de 50 mL com álcool 96. De bico para baixo sobre um papel absorvente ficou até estar seco. Sem tocá-lo diretamente com a mão, colocou-se sobre o prato de uma balança de precisão para obter a massa. Após essa operação, encheu-se