afbj
Dica tecnológica
Acima do módulo 4, recomenda-se que a engrenagem seja desbastada com uma fresa apropriada. E em seguida, para o acabamento, pode-se retomar a fresa de trabalho original.kvla v alvnla alanvslvalvalvalnvlalnvks alcnlac aka c Com o módulo e o número de dentes determina-se a ferramenta a ser usada para fresar a engrenagem.
O módulo também auxilia nos cálculos para se encontrar todas as outras dimensões da engrenagem já citadas.
Por causa disso, na realidade, é possível calcular o módulo partindo de qualquer medida conhecida da engrenagem a ele relacionada. Por exemplo, você pode calcular o módulo a partir da medida do diâmetro externo e do número de dentes da engrenagem.
Então, vamos voltar ao problema inicial: você juntou os fragmentos da engrenagem e contou o número de dentes: Z = 60. Z
Depois você mediu o diâmetro externo e obteve: de = 124 mm. de
Guarde esses dados para usar daqui a pouco. m = dp zAULA
12
Cálculo do diâmetro externo
O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo. Isso é fácil de verificar, se você observar o desenho a seguir.
Matematicamente, isso corresponde a: de = dp + 2m
Como, para o nosso problema, já temos o valor do diâmetro externo (que é
124 mm), não precisamos calculá-lo.
Para resolver o problema de construção da engrenagem que apresentamos a você, é preciso calcular o módulo a partir das medidas que temos. Vamos então trabalhar essa fórmula de modo que ela nos auxilie a fazer o cálculo de que necessitamos.
Já vimos lá na “Dica” que dp = m · Z. Como não temos um valor numérico para dp,