Afasia E Agnosia INCOMPLETO
Andressa dos Santos, Patricia Domingos e Thaís Santos.
Afasia, Agnosia e Negligencia Unilateral
Curitiba, 15 de Abril de 2013. FACULDADE EVANGÉLICA DO PARANÁ
Afasia, Agnosia e Negligencia Unilateral
Trabalho entregue como exigência de avaliação parcial para o Curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná, disciplina de Neuropsicologia, apresentado como pré-requisito para avaliação, sob supervisão da professora e psicóloga:
Vivian L. P. Cruz
Curitiba, 15 de Abril de 2013.
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
3
2.
AFASIA
4
3.
4.
AGNOSIA
7
5.
6.
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
2. AFASIA
A Afasia é uma das patologias de linguagem mais complexas, gerando muitos questionamentos entre os profissionais que trabalham na reabilitação do sujeito afásico, que devem entender e ter a distinção bem clara entre Afasia e o sujeito afásico.
Antes de se definir Afasia, deve-se entender o que acontece no cérebro, que é onde está localizado o centro da patologia.
Para Lúria (1981), os processos mentais de percepção, memorização, gnosias, praxias, fala, pensamento, escrita, leitura e aritmética fazem parte de sistemas funcionais complexos, não podendo ser encarados como representando uma “faculdade”, função isolada de uma área particular do cérebro. Portanto, as funções mentais, como sistemas funcionais complexos não estão localizadas em zonas estritas do córtex, mas devem ser organizadas em sistemas de zonas, que podem estar em áreas do cérebro diferentes.
Já para Oliveira e Amaral, (1998) a linguagem pode se der definida como a faculdade que possui o homem de comunicar-se com seus semelhantes, usando de sons articulados - as palavras - cujos significados são convencionados.
Pode-se diferenciar três aspectos de linguagem, que são:
Fonação: Capacidade de formar os sons da voz, exercida pela laringe.
Articulação: Faculdade de