Af ecologia dos ecossistemas
Diretoria de Ensino a Distância – DEAD
Escola Técnica do Brasil – ETEC
Curso Técnico em Meio Ambiente – Avaliação Final
Aluno (a):_________________________________________________________________________________
Polo:____________________________ Tutor(a) a Distância:_______________________________________
Data: ___/____/________
Disciplina: _________________________________ Turma: 2012 Semestre: I
Formador (a): _______________________________________
1) Qual a diferença entre Biodegradação e Biorremediação?
Biodegradação: Troca produzida por um sistema biológico de uma substância orgânica em uma outra, independentemente da extensão da mudança.
Biorremediação: Processo de tratamento que utiliza microrganismos que degradam e transformam compostos orgânicos existentes nos solos contaminados, aquíferos, lodos e resíduos, em compostos menos complexos e mais facilmente degradáveis.
Em suma, a biodegradação refere-se à transformação de moléculas xenobióticas por microrganismos, e a biorremediação refere-se ao uso de microrganismos para detoxificar áreas contaminadas. 2) Cite quatro características que uma determinada espécie deve apresentar para que possa ser considerada um bom bioindicador em testes ecotoxicológicos.
Disponibilidade e abundância do organismo-teste no ambiente, facilidade de cultivo em laboratório e conhecimento da biologia da espécie. São espécies indicadoras, preferencialmente, espécies sensíveis e locais.
Além da facilidade de manutenção e cultivo em laboratório existe a necessidade de representatividade do organismo em relação a um determinado grupo de importância ecológica, a estabilidade genética gerando populações uniformes e a pertinência como membro de uma família que pertença à cadeia alimentar do homem.
3) O aquecimento global está ameaçando os vinhos franceses. Segundo relatório do
Greenpeace, uma das consequências do efeito estufa é o aumento na