AETJJ

317 palavras 2 páginas
Produto: Cadinho

Trata-se de um produto que não é muito conhecido no mercado popular, pois atende as necessidades do processo de produção de indústrias. Feito com uma mistura de grafite argila, carbeto de sílicio, carbono e outros materiais.
O cadinho é utilizado na fundição de minérios como, por exemplo, ouro, prata, alumínio, ferro, chumbo, etc.
Os consumidores de grande porte costumam fazer um estoque do produto na empresa para que caso ocorra algum evento com o cadinho (rachaduras) não venha a prejudicar uma grande linha de produção. Como o cadinho tem uma durabilidade de 200 a 300 dias, os consumidores que possuem empresas menores compram uma menor quantidade e vão repondo conforme o cadinho vai se desgastando.
A venda desse produto pode variar de acordo com a economia, pois quando indústrias relativamente importantes como, por exemplo, a automobilística passa a diminuir a sua produção certamente compram menos cadinhos.
Cadinho ou Crisol é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refractárias, resistente a temperaturas elevadas, onde se fundem materiais à altas temperaturas. O ourives e o alquimista usam-no há muitos séculos para purificar o ouro, daí ter também significado figurado1 .
É hoje aplicado em análises gravimétricas e, tal como antes, em fundição de substâncias como ligas metálicas.
Pode ser fabricado em vários materiais, refractários ou não, metálicos como ferro, chumbo, platina, titânio, cerâmicos como carbeto de silício ou alumina. Há-os fabricados emcarbeto de silício que podem suportar temperaturas da ordem de 2000 ºC, podendo assim, ser utilizado para fundir ligas ferrosas e, outras substâncias com elevada temperatura de fusão.
A liga, que em fundição será trabalhada, influencia na escolha do material do cadinho pois podem ocorrer reacções que geram gases, fazendo com que uma peça no estado solidificado fique porosa e então torna-se ineficaz.

Relacionados

  • circulacao vertical
    169479 palavras | 678 páginas