AET
Segundo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
As cadeiras da Biblioteca não são adequadas quanto ao tamanho. Uma pessoa magra, acomoda-se de maneira certa facilmente, porém uma pessoa com um peso maior, tem dificuldade para sentar-se adequadamente. Deveria haver cadeiras reguláveis com espaço suficiente para levantar-se e também acomodar as pernas.
A iluminação é adequada, pois uma biblioteca deve ser muito bem iluminada, pois num local de trabalho deve estar entre 200 e 800 lux. Não podendo haver incidência direta da luz nos olhos.
Quanto aos ruídos e vibrações, ar condicionados e ventiladores e computadores mostrou-se inadequados, por serem muito barulhentos.
O conforto térmico de dentro varia, pois ar condicionado só há em salas fechadas, tais como, salas de estudo e laboratório, nos outros ambientes há o uso de ventiladores. Quando há muitas pessoas no local, o clima acaba ficando mais quente, porém o local é bastante arejado.
Foi observado o uso de poucas placas sinalizadoras algumas adequadas e outras não.
Também há extintores de incêndio no local, colocados em lugares de fácil acesso, porém alguns colocados inadequadamente e até mesmo sem sinalização.
As perguntas norteadoras desta pesquisa foram:
Quais os aspectos ergonômicos aplicáveis em bibliotecas?
Na Biblioteca aplica-se o aspecto da postura, iluminação, não pode ter maiores ruídos nem vibrações, os locais dos livros devem ter fácil acesso e para pega-los devem estar em uma altura adequada. Quais