AEstudo De Caso Clarion
373 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULCENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS – 2013/4
ESTUDO DE CASO
Clarion Cosmetics: Fazendo o Mercado Corar
Caxias do Sul, 29 de Outubro de 2013.
QUESTÕES:
1. A Clarion recebeu o titulo de Melhor Produto Novoem um ano teve a participação de 5% do mercado popular de cosméticos, alem de ser considerada por muitos a resposta do mercado popular á Clinique, atingindo um mercado mais amplo. Contudo, apesar do sucesso inicial, detectou-se diminuição das venda (perda do ritmo inicial e lentidão para novas compras).
A Clarion atua no segmento de artigos de maquiagens para pele sensível, voltada ao mercado popular. É uma marca do grupo Noxel, que também possui marcas Cover Giirl voltada ao seguimento jovem. Tem como concorrentes: Clinique, Maybelline, Revlon, Cosmair e Max Factor.
2. Sendo o objetivo assumir de forma rápida a liderança de vendas, utilizou propaganda agrssiva com lançamento de coleção inteira de uma só vez.
Nossa avaliação é de que foi um bom plano de marketing e vendas, pois a divulgação e distribuição foi pensada de acordo com o mercado alvo.
3. Inovou, disponibilizando um consultor virtual as clientes, em lojas de departamentos, adaptou-se ás cadeias de drogarias, projetando displays diferenciados. Alavancou as vendas de cosméticos para pele sensível, utilizando de pesquisas onde identificou que mais da metade das mulheres se identifica com este tipo de pele, não utilizando a nomenclatura hipoalergenico. Alem de forte investimento, cerca de 15 milhões, em propagandas em canais renomados, desde mídia televisiva especializadas. COMPUTADORES COMO ATRAÇÃO.
4. Em sua estratégia de vendas, a clarion poderia negociar com os varejistas a continuidade da exposição dos produtos em displays independentes, avaliar as necessidades do mercado, pensando no lançamento de produtos com novas tecnologias. É necessário também rever sua campanha original de anúncios.
5. Ameaças: