AEROTURBINA
O trabalho a ser realizado tem como tema Aeroturbina é um tema bastante sugestivo a que diz respeito a disciplina de Física. A energia eólica é obtida através da força dos ventos que fazem girar as pás do moinho. O impacto causado ao meio ambiente é mínimo, além de ter a mesma estimativa de custo que as termelétricas a gás.
Aeroturbinas são aparelhos que utilizam a energia do ar em movimento, designada por energia eólica.
1. AEROTURBINA
A geração de energia eólica é ainda muito pequena em relação ao consumo mundial de eletricidade.
O uso de aerogeradores tem algumas restrições técnicas:
• Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Alguns também consideram a poluição visual;
• Os aerogeradores só podem ser instalados de forma rentável em áreas de vento constante;
Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. É um equipamento que tem se popularizado rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.
1.1. Tipos de rotores
Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
• Rotores de eixo vertical
Os rotores de eixo vertical são geralmente mais caros que os de eixo horizontal, pois o gerador não gira seguindo a direção do vento, apenas o rotor gira enquanto o gerador fica fixo, mas seu desempenho é inferior.
Savonius: O rotor do tipo Savonius é um dos mais simples, é movido principalmente pela força de arrasto do ar, sua maior eficiência se dá em ventos fracos e pode chegar a 20%.
Darrieus: O rotor do tipo darrieus é constituído por 2 ou 3 pás (como as dos helicópteros), funciona através de força de sustentação tendo assim uma eficiência melhor que a do rotor savonius, podendo chegar a 40% em