aeroportos brasil
1-Situação atual dos aeroportos brasileiros
Apesar do Brasil ser a sétima maior economia do mundo (segundo relatório divulgado no dia 29/04/14 pelo Banco Mundial), e receber cerca de 5 milhões de turristas por ano (dado divulgado pelo IBGE em julho de 2013),o pais conta com uma infraestrutura aeroportuária deficiente, quando comparado a outras potencias mundias. De acordo com o economista, Diretor-presidente do Instituto Paranaense de desenvolvimento econômico (IPARDES) Gilmar Mendes Lourenço, esta tamanha deficiência se deu por conta da incapacidade financeira do governo em garantir o ampliamento e a modernização dos aeroportos. Tendo em vista os grandes eventos sediados nos próximos anos no pais Copa do Mundo 2014, e olimpíadas em 2016, o estado recorreu a grandes administradoras estrangeiras, o governo arrecadou cerca de 24,5 bilhões de rais com o leilão dos 3 maiores aeroportos do pais.
O Brasil passa por uma mudança de senário na aviação, o pais teve um acrecimo muito grande no setor nos últimos anos, movido pela grande movimentação comercial no pais, e a viabilidade e praticidade do transporte aéreo, em 2011 pela primeira vez na historia o numero de viagens pelo setor aéreo superou a numero de viagens rodoviárias, um fato importante, que ressalta a necessidade de modernização e ampliação dos areportos brasileiros.
Recentemente a revista norte americana Travel and Leisure, publicou a lista dos 10 aeroportos mais modernos do mundo, nem um brasileiro apareceu na lista, sendo que 5 deles se encontrão em estados americanos. O aeroporto de Sacramento no estado da Califórnia ( Terminal B) foi eleito o mais moderno do mundo, o mesmo é uma das principais atrações turísticas da cidade.
Privatização
A privatização dos aeroportos tende a melhorar a infraestrutura, e o atendimento aos passageiros, de acordo com padrão de qualidade estabelecido no plano de exploração aos consórcios, que irão operar nos mesmos.