AEROPORTO INTERNACIONAL ANTONIO CARLOS JOBIM/ GALEÃO AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO- BRASIL
1499 palavras
6 páginas
Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/ GaleãoO aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/ Galeão, Antonio Carlos Jobim, localizado na Ilha do Governador no Rio de Janeiro é o segundo maior aeroporto do Brasil, possui o maior sitio arqueológico e a maior pista de pouso e decolagem do Brasil.
O aeroporto foi fundado em 20 de janeiro de 1977, porém, sua história começou em 1924 quando foi local da escola de aviação naval onde foram instalados hangares, oficinas, quartéis, alojamentos de oficiais e praças, além da primeira Fábrica Nacional de Aviões, que produziu em série o primeiro modelo brasileiro, os Muniz 5, 7 e 9. Outras empresas também, como a Foker holandesa e a Wulf alemã, produziram aviões para aviação civil e militar no aeroporto.
A partir de 1945, o Galeão passou a ser oficialmente aeroporto internacional quando os hidroaviões da Pan American e da Condor foram substituídos nas rotas internacionais por aviões maiores, dotados de rodas, como o Douglas DC-3 e DC-4, que precisavam de pistas em terra para pouso e decolagem.
No início, o embarque e desembarque do aeroporto eram precários e seu acesso era por meio de lancha e ônibus e, não existia estação de passageiros. Aos poucos o terminal foi melhorando e transferido para o outro lado da base, onde hoje funcionam os escritórios das companhias cargueiras. O terminal teve diversas modificações sendo substituído pelo atual Terminal Número 1, que agregou o que de mais atual havia na época de sua inauguração, em 20 de janeiro de 1977.
Em 1994 o aeroporto foi ampliado e neste mesmo ano foram iniciadas as obras do Terminal 2, e inauguradas em 20 de julho de 1999 fazendo o terminal, um dos mais modernos da América Latina, com capacidade de atender oito milhões de passageiros ao ano, mais que duplicando a capacidade do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
O nome do aeroporto, no dia 5 de janeiro de 1999, se dá em homenagem ao músico e compositor Antonio Carlos Jobim, falecido em 1994.
Em