Aeromodelismo
VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
Radiocontrolado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:
Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um vôo mais adequado e prazeiroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.
As principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:
Um envelope de vôo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos
O som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
A durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais de 20 anos
O baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares) podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente de custos
Os reparos são simples de se executar, pois a