Aerofolioo
3039 palavras
13 páginas
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE AEROFÓLIOSDE ALTA SUSTENTAÇÃO
Diogo Eduardo Ribeiro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
EMC – Departamento de Engenharia Mecânica
SINMEC – Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor
C.P. 476, CEP 88040-900, Florianópolis -SC, Brasil e-mail: diogo@sinmec.ufsc.br
Resumo. O cálculo do coeficiente de sustentação através forças atuantes em um aerofólio quando este está submetido à ação de um fluxo contínuo, caracteriza-se como uma ferramenta fundamental na área de aerodinâmica, principalmente no que diz respeito à classificação e utilização dos aerofólios em áreas de atuação específicas. O estudo proposto consiste na construção de malhas para simulação de aerofólios (seções de asa de aviões) no software ICEM-CFD, e na simulação destes aerofólios em software CFX-4, para posterior comparação dos resultados com dados experimentais obtidos em túnel de vento, extraídos de UIUC Airfoil Data
Site (Michael Selig), com a finalidade de comprovar a eficiência dos softwares na simulação de perfis de asa de aviões. A fim de tornar os resultados mais precisos, um estudo de refino de malha foi abordado, assumindo, para as simulações, configurações de malhas com número de volumes crescentes. A simulação numérica dos perfis no software proposto assim como a construção das malhas utilizadas para a simulação mostrou-se adequada e muito satisfatórira tendo em vista comparação realizada com os dados experimentais. O estudo de refino realizado mostrou-se como ferramenta na redução do erro percentual.
Palavras chave: aerodinâmica, aerofólios(perfis), coeficiente de sustentação, turbulência, Reynolds.
1.0 Introdução
O incessante crescimento da velocidade de processamento dos computadores, bem como sua capacidade de armazenamento, vem tornar possível, recentemente, a análise numérica de fenômenos físicos cada vez mais complexos e variados.
A simulação numérica em Mecânica dos Fluidos e