Aejhfjhbdjfhghsbjfgdbfdjnfkg

743 palavras 3 páginas
Durkheim conclui que taxas de suicídios são maiores entre viúvos, solteiros e divorciados, são maiores em pessoas que não tem filhos. Acontece mais entre protestantes do que entre católicos. Existem 4 tipos de suicídio, 1º: O egoísta: Existem poucos laços sociais para impedir que o indivíduo se mate, Durkheim o vê entre divorciados.
2º: Suicídio altruísta: Os indivíduos se veem sem importância e oprimidos pela sociedade e sacrificam a si próprio por um ideal.
3º: A anomia: Para explicar como ocorre esse tipo de suicídio, vou voltar ao que a Soraia estava explicando. Ao observar a sociedade urbana, Durkheim percebeu que muitas vezes os indivíduos tendem a sentidos perdidos como se não fizesse parte dela, uma sociedade é composta por pessoas mui diferentes entre si, com ideias distintas sobre coisas que vão desde religião até política. A única coisa que mantém a sociedade funcionando são as leis, as quais todos concordam a submeter, as leis que são regras de convivência que servem para todos independente do que se pensa ou do que se acredita.
A anomia seria a falta dessas regras, que levaria a um caos, o funcionalismo é algo que Durkheim pensou a partir do conceito de anomia, veja... Para que o indivíduo sinta parte de um todo ele precisa ter um papel específico, então Durkheim compara a sociedade a um organismo, onde cada indivíduo é um órgão, assim cada membro está vinculado á sociedade de tal forma que ela depende desse membro e o membro dependa dela, é onde o indivíduo segue os seus deveres e usufrui de seus direitos, o importante é que o homem se sinta parte da sociedade que vive, precisando dela de forma orgânica.
Em outras palavras: Uma vez que o indivíduo não se identifica com as normas da sociedade, o suicídio passa a ser uma alternativa de escape.
4º: Fatalisa: Quando não há esperança de mudança contra a disciplina opressiva da sociedade.
Voltando totalmente ao assunto da Soraia, partindo então ao foco do trabalho que é a relação de Durkheim com

Relacionados