Aeiou
No dia 24 de julho de 2010, foi implantado no município de Pedro II o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que se configura como uma unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de seus direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto, etc.). O CREAS presta atendimento multiprofissional e interdisciplinar aos idosos, tendo prioridade também as crianças, adolescentes e suas famílias. O CREAS deve ainda buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada de suas relações familiares. Dentro do seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. Sua atuação é na área da Assistência Social no serviço de proteção social especial. Sendo que a mesma é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, atendendo todo município de Pedro II.
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão e organização da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social em todo o território nacional.
A Proteção Social Especial organiza, no âmbito do SUAS, a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, destinado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos. Tais situações podem incidir sobre as relações familiares e comunitárias, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, portanto, atenção especializada e maior articulação com os órgãos de defesa de direitos e outras políticas públicas setoriais. A atenção na Proteção Social Especial tem como objetivo principal contribuir para a prevenção de agravamentos e potencialização de recursos para a reparação de situações que envolvam