aehd
Aulas-temas: Solução Numérica de Sistemas de Equações Lineares.
Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, conceitos introdutórios de sistemas lineares, tais como: a caracterização matemática de um sistema linear; a notação matricial de um sistema linear; classificação de um sistema quanto à solução - compatível ou não compatível.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
1. Ler atentamente os capítulos do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Cálculo Numérico. 1ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2007) que descrevem os conceitos introdutórios de sistemas lineares. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de sistemas lineares na Engenharia da Computação.
2. Apresentar um caso real de aplicação de sistemas lineares.
3. Utilizar o Software Geogebra como uma ferramenta de apoio para a resolução dos desafios propostos no próximo passo. Para download do software, acessar o link:
Geogebra. Disponível em:
. Acesso em: 02 abr. 2013
O Sistema de Equação Linear pode estar inserido dentro de uma prática.
A Regra de Cramer é muito utilizada em Sistemas de Equações Lineares de até no máximo três incógnitas, pois mais que isso ela se tornará mais trabalhoso em sua resolução, apresentando desvantagens sobre outros métodos, que não serão discutidos neste trabalho, pois o objetivo não é esse, e sim um estudo mais aprofundado sobre a Regra de Cramer. Para Dante (2004, p. 394), “[...] a regra de Cramer só se aplica quando o determinante da matriz do sistema é diferente de zero”, ou seja, quando o sistema é possível e determinado. Ele ainda afirma que “a Regra de Cramer pode ser usada para qualquer sistema n x n, com D ≠0”. Dante (2006, p. 211), apresenta o seguinte exemplo de como resolver
Sistemas de Equações