Advocacia e Cidadania - O papel do advogado e da OAB no Estado Democrático de Direito
O advogado sempre foi consideradado aquele profissional revestido de características que o possibilitavam ser o defensor dos indivíduos contra as agressões de seus direitos. Por isso, seu papel, no atual estado democrático, é o de velar os princípios constitucionais estabelecidos, principalmente os que tratam dos direitos e garantias fundamentais e das liberdades individuais.
Não obstante, é papel do advogado prestigiar a ordem jurídica, defendendo as instituições democráticas e o princípio da legalidade na manutenção de um verdadeiro estado democrático de direito. Atualmente, diante das complexas relações interpessoais e do avanço da globalização, a necessidade do advogado torna-se indispensável.
A própria Constituição Federal, em seu artigo 133 dispõe que o advogado "é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Diante disso, o advogado seria uma peça fundamental na formação atual da sociedade, pois é através de seu trabalho que se espera uma sociedade justa, plural e democrática.
Portanto, não é só na esfera privada que o advogado é importante: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à