adubaçao
Daniel Rosa; Emerson Rodovalho; Lucas Viana; Marllus Lochoski;
Pedro Ricardo; Thiara Silvestre Instituto Federal Goiano – Urutaí,GO; E-mail:thiarasilvestre@hotmail.com
RESUMO
Este experimento foi realizado para avaliar o efeito de aplicação de nitrogênio em desenvolvimento das mudas de rabanete cultivar Redondo Vermelho (Raphanus sativus). Foram avaliados 3 tratamentos: testemunha, diluição e á lanço com 9 repetições em vasos com 10 cm x 40 cm ,os espaçamentos entre plantas de 8 cm .Os tratamentos resultaram em 2 aplicações em 15 dias após a germinação (DAG) com dose de nitrogênio 4 g/l. Os resultados apresentaram dados significativos aos (25 DAG) na taxa de crescimento das mudas nos tratamentos , já na largura das folhas o tratamento á lanço apresenta resultados diferentes aos demais representados. Os dados quantificados foram feitos ao nível de 5% pelo teste de Tukey.
Palavra – chave: Raphanus sativus, produção, nitrogênio.
INTRODUÇÃO O rabanete, Raphanus sativus L., apesar de não representar muito em termos de área plantada produção, é uma cultura de elevada rentabilidade e de rápido retorno econômico, devido ao ciclo curto; o que o torna uma cultura importante nas pequenas propriedades dos cinturões verdes de regiões metropolitanas (CARDOSO & HIRAKI, 2001).
As hortaliças, em sua maioria, necessitam de grandes quantidades de nutrientes dentre de períodos de tempo relativamente curtos, sendo por isso exigente do ponto de vista nutricional. Por outro lado, tuberosas, deixam poucos restos de cultura no solo, sendo consideradas altamente esgotantes (COUTINHO et al.,1993).
A produção brasileira atual de rabanete é de 9.140 toneladas a um preço médio de R$ 0,47/kg. A produção em São Paulo som a um total de 2.732 toneladas, sendo que a maior parte da produção é proveniente de propriedades com 2 a 4,99 hectares (FERREIRA & ZAMBON, 2004). Embora o nitrogênio seja um