Adsorção de proteínas do sangue na superfície de biomateriais
Resumo
Biomaterial é uma substância ou uma mistura de substâncias, natural ou artificial, que atua nos sistemas biológicos (tecidos, órgãos) parcial ou totalmente, com o objetivo de substituir, aumentar ou tratar.Alguns exemplos de biomateriais são próteses, implantes, lentes de contato e marcapassos.
Biomaterias possuem uma intensa utilização clinica,e uma dessas utilizações é na aera de formulação farmacêutica.
Aplicações área farmacêutica: Equipamentos para a liberação controlada de medicamentos-Recobrimentos de comprimidos e cápsulas, sistemas transderdemicos, microcapsulas e implantes.
O estudo quantitativo do fenômeno da adsorção de proteínas na superfície de biomateriais é de grande importância, uma vez que a adsorção de proteínas plasmáticas é um dos primeiros eventos que ocorre quando um biomaterial entra em contato com o sangue.
O desempenho de materiais sintéticos em contato com o sangue dependerá, principalmente, da camada de proteína adsorvida, porque é esta camada a mediadora das interações entre os biomateriais e os componentes do sistema biológico. O método que utiliza proteínas radiomarcadas tem sido o mais utilizado, no entanto, este método apresenta limitações como alto custo, cuidados de manipulação, fornecimento de grande quantidade de resíduo radioativo e modificação da estrutura da proteína, alterando suas características de adsorção.
O método que utiliza proteínas radiomarcadas tem sido o mais utilizado, no entanto, este método apresenta limitações como alto custo, cuidados de manipulação, fornecimento de grande quantidade de resíduo radioativo e modificação da estrutura da proteína, alterando suas características de adsorção.
Com o intuito de minimizar as limitações o objetivo é apresentar uma metodologia alternativa:
I) adsorção das proteínas nas superfícies; 2) lavagem das partículas com solução tampão; e 3) eluição das proteínas adsorvidas utilizando-se uma