Adsorção de acido acético pelo carvão ativado
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA
PRÁTICAS DE FÍSICO-QUÍMICA
PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS DA IONIZAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO
EXPERIMENTO 1
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
CURITIBA
EXPERIMENTO REALIZADO EM 08/11/13
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi feita a padronização de uma solução de 1,0 mol/L, previamente preparada, com o padrão primário biftalato de potássio, que foi antecipadamente seco em estufa. Essa padronização ocorreu por meio da titulação em triplicata.
Em seguida o calorímetro do tipo garrafa térmica foi calibrado, isso se deu pela adição da mistura de 100,0 mL de água destilada à temperatura ambiente, com 100,0 mL de água destilada aquecida à aproximadamente 30°C acima da temperatura ambiente. Essa mistura entrou em equilíbrio dentro do calorímetro e então foi feita a medição dessa temperatura já estabilizada.
A fim de determinar a entalpia padrão de ionização do ácido acético, foram adicionados ao calorímetro 100,0 mL de solução de ácido acético, previamente padronizada e em seguida 94,0 mL de solução padrão secundário de hidróxido de sódio e após entrarem em equilíbrio, sua temperatura foi medida. A partir dos dados obtidos nessa etapa, a entalpia da reação foi calculada e apartir da lei de Hess, a entalpia padrão de ionização também foi calculada, utilizando a entalpia da reação antecedente e a entalpia de reação obtida da água em uma das etapas anteriores. Para a determinação da constante de ionização do ácido acético, foi feita a titulação da solução padronizada de ácido acético com a solução padrão secundário de hidróxido e sódio. Após o ponto de viragem, foram adicionados mais 25,0 mL da solução de ácido acético, agitado e então seu pH foi medido com um pHmetro da marca XXXXX. A partir do valor da constante obtido, foi possível calcular a energia livre de Gibbs e com a soma desse valor com a entalpia padrão de ionização, foi então